"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vida consagrada: Santa portuguesa Beatriz da Silva deu origem a «centenas de mosteiros» e «milhares de monjas»
Arcebispo de Évora assinalou quinto centenário da regra da Ordem da Imaculada Conceição na cidade espanhola de Toledo
Toledo, Espanha, 20 set 2011 (Ecclesia)

O arcebispo de Évora assinalou este domingo em Toledo os 500 anos da regra da Ordem da Imaculada Conceição, criada pela santa portuguesa Beatriz da Silva, cuja inspiração deu origem a “centenas de mosteiros” e “milhares de monjas”.
A religiosa que nasceu cerca do ano 1426 e viveu em Campo Maior, vila alentejana pertencente à arquidiocese eborense, experimentou a “fome espiritual de cumprir a vontade de Deus”, afirmou D. José Alves na homilia da missa, enviada à Agência ECCLESIA.
“Não encontrando nos bens deste mundo possibilidade de saciar essa fome e sede”
, santa Beatriz da Silva voltou-se para a Virgem, “tomou-a como modelo e sentiu-se feliz”, disse o prelado, acrescentando que a religiosa teve a glória de fazer da sua vida uma semente lançada à terra que produziu muito fruto”.

O arcebispo recordou a história de uma regra que inspirou “centenas de mosteiros e de milhares de monjas”, que “renunciaram à comunidade familiar, baseada nos laços do sangue, e a qualquer outra comunidade baseada no saber humano, para aderirem, de alma e coração” a uma comunidade religiosa.

Santa Beatriz da Silva nunca viu concretizado o sonho da Ordem da Imaculada Conceição “mas teve a graça de o semear na terra juntamente com o seu corpo, no dia em que as primeiras doze discípulas (doze como os Apóstolos de Jesus) deveriam emitir os seus votos”.
A santa portuguesa que segundo o site do Vaticano nasceu em Ceuta, norte de África, transitou de Campo Maior para a corte de Castela em 1447, como dama de honor da Infanta D. Isabel de Portugal, te
ndo-se mais tarde retirado para um mosteiro da cidade espanhola de Toledo, onde permaneceu cerca de 30 anos.
Em 1484 fundou o instituto que tomaria o título da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Concepcionistas), aprovado pelo Papa Inocêncio VIII em 1489, e no ano de 1492 morreu com fama de santidade, comprovada com a canonização promulgada pelo Papa Paulo VI a 3 de outubro de 1976.
De 14 a 16 de outubro decorre em Fátima um congresso internacional dedicado à Ordem da Imaculada Conceição, congregação de vertente contemplativa que tem 148 mosteiros na Europa, Ásia e América, 74 dos quais em Espanha e dois em Portugal (Viseu e Campo Maior).
RJM
* * * * * * * *
Gostava muito de saber que é o RJM para, a propósito desta nota publicada na Ecclesia e que provocou em mim dois sentimento: alegria e tristeza. Gostava de saber que é para lhe agradecer por falar desta figura luminosa e tão desconhecida em Portugal. Gostava de saber quem é para lhe falar de algumas incorrecções sobre Santa Beatriz da Silva, que infelizmente Portugal insiste teimosa e inexplicávelmente em manter apesar de ser possível provar o erro com tanta facilidade.
1.
"A religiosa que nasceu cerca do ano 1426 e viveu em Campo Maior"
A religiosa nascer em 1437 (actualmente é a data mais consensual).
2. "A santa portuguesa que segundo o site do Vaticano nasceu em Ceuta, norte de África, transitou de Campo Maior para a corte de Castela em 1447"
A ligação aqui colocada é a da Homilia do Papa Paulo VI, a quando da canonização e o Santo Padre é infalível em questões de fé e de tradição, não de história. Além do mais o Santo Padre preparou a Homilia a partir dos dados que lhe deram. A "Positio", em 8 testemunhos que pode conferir neste mesmo blog (11 de Março de 2009) diz que nasceu em Campo Maior. Uma das companheiras de Santa Beatriz, e sua biógrafa mais autorizada, Joana de São Miguel igualmente declara Campo Maior como berço da sua fundadora: "Sabe-se que essa senhora nasceu em Campo Maior" Seria Joana de São Miguel tão descuidada e irresponsável a pode de se equivocar a propósito de um assunto tão importante e que ela conhecia tão bem? Não me parece que depois de com ela ter convivido e privado por tantos anos, tenha cometido tal erro. Além do mais, muito recentemente, a Santa Sé mandou que se corrigisse nos livros litúrgicos o lugar de nascimento de Santa Beatriz: "...depois de investigações históricas confirmando a tradição oral, de que o local do nascimento de Santa Beatriz da Silva é Campo Maior, mereceu a nossa melhor atenção e solicitude. Vimos, pois, por este meio comunicar-lhe que basta no Próprio da Ordem ou da Diocese, assim como na breve biografia da Liturgia das Horas providenciar a referida correcção, uma vez que no Martirologio Romano não se faz referência a essa informação, apenas que morreu em Toledo no ano de 1490." (ver post de 4 de Novembro de 2010)
3. "no ano de 1492 morreu com fama de santidade"
Quanto ao ano da morte a maior parte dos estudiosos inclina-se para o ano de 1491.
4. "fundou o instituto que tomaria o título da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Concepcionistas)"
O seu ao seu dono, o Espírito Santo plantou no coração de Beatriz um carisma e uma espiritualidade nova, um novo caminho de radicalidade evangélica e de santidade... Beatriz fundou uma Ordem.
A verdade por favor... pois a falta dela ou o conformismo desinformado já aborrece.
P. Marcelino José Moreno Caldeira

Sem comentários: