"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Passam hoje (15 de Julho) 442 anos sobre a data do martírio do Beato Domingos Fernandes de Borba e dos seus 39 companheiros.
Em Borba fizemos-lhe festa. Festa da fé... não deixámos a sua memória e a sua vida luminosa no esquecimento. Não podia ser de outra forma, pois o evangelho diz-nos que a luz deve ser colocada em lugar que possa iluminar toda a casa. Assim fizemos. Que a sua vida e o seu testemunho apaixonado e radical nos contagiem e nos aproximem de Cristo, Luz do mundo.
Às 12h celebrou-se a Santa Missa na Igreja de São Bartolomeu. Depois da Homilia procedeu-se à bênção da imagem do Beato Domingos, restaurada recentemente e que ficará ao culto nesta Igreja.
No fim da Missa, antes da bênção final e ao som do hino dos mártires e do toque festivo dos sinos, o cortejo litúrgico, saindo pela porta do Sol, dirigiram-se ao Largo do Beato Mártir (ao lado da Igreja de São Bartolomeu), para a inauguração e bênção de uma bela estátua em mármore representando o "nosso" jovem herói da fé.
Seguram-se os discursos protocolares do pároco, do presidente do Município Borbense e dos presidentes das 2 juntas de freguesia da cidade (São Bartolomeu e Matriz).
Depois da bênção, distribui-se como lembrança um "santinho" do Beato Domingos de Borba.
Que ele vele e interceda por toda a Igreja, particularmente pelos seus conterrâneos.
Que a sua paixão e entusiasmo por Deus, bem como o seu testemunho radical nos contagiem... e de nós se diga o que os seus companheiros disseram dele: "Irmão de muita virtude".

Sem comentários: