"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Com Amor Eterno eu te Amei...
Toda a razão de ser da minha vida está nestas palavras. Existo, vivo, porque um pensamento divino e pensamento de amor, se fixou em mim desde toda a eternidade. Deus não muda e o mesmo pensamento de amor continua a envolver-me. Como isto me confunde, mas ao mesmo tempo como isto me excita a amar quem tanto me ama, a mim, que sou um átomo vil perdido na imensidade!
Mas eu era ainda menos do que isto, era nada, e já era amado. Portentoso mistério que me revela a minha dignidade, toda resultante da misericórdia infinita do meu Deus que se curva até ao nada. E não parece que ignoro eu este amor tão misericordioso?
Meu Deus, quero acordar!
Servo de Deus
D. Manuel Mendes da Conceição Santos
(Retiro Anual de 1928 - dia 13 de Setembro - 1ª Meditação)
Hoje cumprem-se 136 anos do nascimento
do Servo de Deus D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

2 comentários:

Afonso Rocha disse...

Reverendo Padre Marcelino Caldeira,
Tive o prazer de visitar hoje — por mera casualidade, ou melhor, porque Deus assim o quis — alguns dos seus “Blogs” e estou maravilhado com tudo quanto lá encontrei. Felicítuo por todo esse trabalho de evangelização e de história local.
Mas, antes de ir mais longe, penso dever apresentar-me.
Sou açoreano, casado (3 filhas e 6 netos) e vivo em França desde 1964 — tenho 62 anos, mas aindanão estou reformado, apesar de ser funcionário.
Apaixonado por tudo quanto diz respeito à Igreja de Portugal e mais particularmente pela Beata Alexandrina de Balasar a quem muito devo, criei há já alguns anos um site que lhe é dedicado e que podera ver, se o desejar, aqui:
http://alexandrina.balasar.free.fr
Este Site é muito visitado, não só por franceses, mas também por portugueses e muitíssimos brasileiros. Nele aponto para diversas dioceses de Portugal e nele estão reportoriados quase todos os santos e bem-aventurados portugueses.
Tendo conhecimento disso, o Padre José Granja, pároco de Balasar, pediu-me para criar o Site oficial da Beata, o que fiz em Agosto de 2005 com grande prazer. O endereço vai a seguir:
http://alexandrinabalasar.free.fr
Este novo Site fonciona muito bem e o número de visitantes é bastante importante.
Este amor pelas “coisas” portuguesas, levou-me também a criar um outro Site (em português e francês) dedicado ao bondoso Arcebispo de Évora, Dom Manuel da Conceição Santos, Site este que está actualemente um pouco esquecido, porque o tempo me falta dadas as numerosas ocupações, mas que quero continuar e contribuir assim a tornar esse “santo” Arcebispo mais conhecido e amado.
http://arauto.do.evangelho.free.fr
Depois desta apresentação que poderá parecer um pouco pomposa, venho pedir-lhe um favor:
De vez em quando sinto dificuldades em encotrar curtas biogragias de santos e bem-aventurados portugueses, ou até mesmo de causas a decorrer actualemente, como é o caso de Dom Manuel da Conceição. Seria possível utilisar algumas das curtas biografias que se encontram nos seus Blogs, indicando, claro está a “Fonte” de onde elas são extraidas?
Teria a possibilidade de me fornecer outras que não sejam de santos ou bem aventurados da sua diocese? Penso por exemplo em S. Gonçalo de Lagos...
Esperando o seu amável concurso e assentimento, sou, em Jesus e Maria,
Afonso Roca
alphonse.rocha@free.fr

Água Viva disse...

Caríssimo Sr. Alphonse Rocha, antes de mais, muito obrigado pela sua visita aos "meus" blogs e pelo gentil comentário que aqui deixou. É evidente que pode usar à sua vontade os elementos que quiser... são nosso e se ajudarem alguém, uma pessoa que seja a tocar o coração de Deus e a deixar-se tocar pelo Seu Amor, já valeu a pena. Certamente que lhe farei chegar, sempre que me for possível aquilo que me pede.
Muito obrigado, um bom resto de Advento e Santo Natal.
Permita-me que lhe peça que reze por mim e pelas "minhas" 4 comunidades paroquiais. Te-lo-ei presente.
Disponha.
P. Marcelino Caldeira