"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

quinta-feira, 11 de julho de 2013







Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade
mais perto da Beatificação
A Igreja, pela voz do Papa Francisco, no passado dia 5 de Julho, reconheceu a heroicidade das virtudes da Serva de Deus, Maria Isabel da SS.ma Trindade, Fundadora da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, atribuindo-lhe o título de Venerável.
O amor a Deus e o amor ao próximo foi a dupla chama que ardeu no coração de Maria Isabel, e que fez dela uma perfeita imitadora de Cristo pobre e uma autêntica serva dos pobres.
Nasceu a 1 de Fevereiro de 1889, na freguesia de Santa Eulália – Elvas, Arquidiocese de Évora, numa família cristã, onde abundavam também, os bens materiais.
Foi-lhe dada uma educação esmerada. Casou aos 23 anos de idade e foi muito feliz com o marido. Em espírito de fé enfrentou a difícil prova da doença que o levou à morte ao fim de dez anos. Viúva, não perdeu o ânimo, mas continuou e intensificou o seu apostolado, sobretudo na catequese e no serviço aos pobres, na sua terra natal, Santa Eulália. Sentindo o apelo de Deus para uma entrega total na vida Religiosa, deixa os caminhos do prestígio e do poder, próprios da sua condição social e faz-se pobre para privilegiar os pobres. Em 1936 vai para Elvas, para tomar conta de uma Casa de Retiros. O contacto directo com os pobres, que nessa época proliferavam na cidade e arredores, estimulou o seu espírito de caridade. Impelida pelo amor a Deus e ao próximo, entrega-se sem medo. Dá a vida e os bens. Funda a Congregação, que, a pouco e pouco começa a estender-se a outras dioceses, e mais tarde a outras nações e continentes.
Venerando Maria, no mistério da Imaculada Conceição, Madre Isabel segue os seus passos, tomando-A como modelo. Entre outras virtudes, no seu itinerário de santidade, emergem a humildade e a pobreza. Deus é a riqueza dos humildes. Ele escolhe o que é fraco perante o mundo, para confundir os fortes (1Cor 1,27). Exalta-os, e faz neles maravilhas (Lc 1,48-49). Sentiu-se um instrumento humilde e pobre de que Deus se serviu. Escreve: Reconheço-me miserável, apesar de tudo, Deus serviu-se de mim para que se veja a Sua obra. Ele sempre utiliza instrumentos desproporcionados. Porque humilde, escolheu sempre o último lugar e perseverou no meio das dificuldades, sofrimentos e indecisões para consolidar a sua Obra, que veio a ser aprovada por Pio XII, a 5 de Julho de 1955.
Madre Maria Isabel da SS.ma Trindade faleceu a 3 de Julho de 1962, em Elvas. Passou pela vida fazendo o bem. Não se fechou em si mesma, nem se acomodou a uma existência fácil. Rasgou horizontes e pôs a render os talentos naquilo que julgava ser a vontade de Deus. Pode ser apresentada como modelo de virtude.
Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres

1 comentário:

Unknown disse...

Pessoas boas como esta religiosa merecem estar no quadro de honra da Igreja. Merece ser canonizada, sofreu, ajudou os pobres, lutou por eles, fundou uma Congregação Religiosa, reconstruiu um convento, merece ser homenageada.
É um orgulho nacional.
Merece a Canonização
Uma alentejana valente, forte, corajosa, humilde e amiga dos desprotegidos. Merece, já ser Venerável, mas mais ainda ser Canonizada.