"...brilhe a vossa luz diante dos homens,
de modo que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu."
(Mt 5, 16)

São vários os cristão alentejanos,
ou com profunda relação ao Alentejo,

que se deixaram transformar pela Boa Nova de Jesus Cristo
e com as suas vidas iluminaram a vida da Igreja.
Deles queremos fazer memória.
Alguns a Igreja já reconheceu como Santos,
outros estão os processos em curso,

outros ainda não foram iniciados os processos e talvez nunca venham a ser…
Não querendo antecipar-nos nem sobrepor-nos ao juízo da Santa Mãe Igreja,
queremos fazer memória destas vidas luminosas.

domingo, 6 de março de 2011

“Quis Deus que, embora de todo indigno, eu fosse o vosso pastor. Não olheis à minha humilde pessoa, que nada merece, mas à autoridade que Deus em mim depositou e crede que a mandar eu prefiro obedecer, a impor eu prefiro pedir. Quando alguma vez vos bata à porta, eu venho pedir-vos em nome da Igreja o cumprimento da vossa promessa; e se vos pedir um sacrifício, é por ela, por Jesus Cristo que vo-lo pedirei. Eu recordo que o Apóstolo S. Pedro me manda estar no meio de vós não como quem manda, mas como quem de todo o coração ama o seu rebanho. Se por mim eu puder desempenhar uma missão que exija sacrifício, crede que nunca a alijarei sobre qualquer de vós. Terei de mandar, sim: não porém pelo gosto de mandar, mas porque tenho de obedecer ao Pastor eterno que me mandou apascentar o seu rebanho, de que vós, sacerdotes, sois a porção escolhida. “ (…) O segredo da nossa força é a assistência divina, é a energia que vem do alto, é a graça do Espírito Santo, que alenta a Igreja.”
Servo de Deus
D. Manuel Mendes da Conceição Santos
Arcebispo de Évora

Sem comentários: